Prezados Amigos do Comércio Exterior e Entusiastas da Internacionalização de Produtos e Serviços Brasileiros e Mundiais.
Com muita alegria, escrevo mais um artigo, em 2023 com muitas novidades, nos acompanhem em nossas redes sociais e peço que leiam e acompanhem todos os artigos, pois, eles têm uma sequência lógica de assuntos no intuito de apoiar nossos seguidores nos desafios da internacionalização.
Primeiramente, gostaria de convidar a todos aqueles que ainda não assinaram, que assinem nossa Newsletter no Linkedin, "Dicas de Internacionalização" onde traremos tudo sobre como internacionalizar sua empresa, produtos e serviços, curiosidades, dicas, informações importantes para aqueles que ainda não acreditam que é possível internacionalizar sua empresa.
O assunto de hoje é muito interessante, e passa a ser prioridade a empresas, sejam elas startups , micro, ou pequenas empresas, bem como empreendedores, almejando alcançar resultados a curto prazo , em seus planejamentos iniciais para sua empresa local, ser reconhecida a nível global.
O desenvolvimento de novas empresas, e nascimento das mesmas, com objetivos de crescimento a nível internacional nos primórdios de seus "business plans " , tem sido alvo de estudos a muitos anos (esse assunto não é novo e já estudo a anos) e agora após a pandemia , alvo de estudo e pesquisa mais aprofundada , sobre as práticas, tendências e percepções de como uma empresa ou empreendedor já pode nascer um "born global".
O assunto de empreendedorismo internacional, ou internacionalização de empresas, ou simplesmente comércio exterior (esse último tem distinções dos dois primeiros) ainda é fator de pesquisa e em alguns momentos , mesmo com avaliações profundas e pesquisas sobre o tema, temos incoerências, teóricas ou algumas lacunas, ou peças a serem colocadas nesse quebra cabeça de quais são as principais características ou a "receita do bolo" para explicar os cases das "born globais" de sucesso e pode realmente dizer qual é o certo ou errado para que sua empresa já nasça focada em ser internacional.
Mas, o que são as born globais?
Constituem em empresas já orientadas desde o inicio de seu projeto estarem focadas além do mercado nacional , já se orientarem a conceber presença internacional, com um planejamento de um prazo de pelos menos três anos ( prazo esse que aconselhamos em nossas consultorias de internacionalização) , terem pelo menos 25% a 30% do seu volume de negócios no exterior e estar no mínimo em dois continentes, com presença constituída de uma empresa, ou ponto comercial.
Assim, sendo orientadas já desde o inicio a serem preparadas em seus projetos aos desafios de regulação internacional, barreiras técnicas, adaptação de produtos ou serviços, bem como toda a exigência das demandas do público alvo a nível internacional.
O impulsionador das 'born globais" , não é somente o viés tecnológico, em linhas gerais suas propostas de valores, não está , tão somente na sofisticação tecnológica, mas, sim em modelos de negócios disrupitivo , principalmente na capacidade de compreensão dos segmentos específicos do seu negócio, clientela internacional, demandas, oportunidades em escala mundial.
Contudo e mesmo em posição local, essas empresas necessitam de apoio tecnológico, humano e financeiro , para apoiar suas ações globais , para um mundo que cada vez se conecta e está disposto a absorver as reinvenções e novos modelos de negócios aptos a entender essas demandas mundiais , desde o seu nascimento e concepção.
Livro de Michael Rennie, 1993 - Global Competitiveness Born Global.
Assim, essas empresas não seguem processo comum, na inserção do mercado internacional,. ou seja, já se projetam, ao comércio exterior desde o inicio de suas operações.
Assim, essa terminologia, foi usada, para identificar essas empresas consideradas precoces, no seu processo de internacionalização.
Como já dito anteriormente e é muito importante salientar, isso é novo no mundo, e com isso, as pesquisas , não se aprofundaram ao fato e características principais dessas empresas, sugerimos alguns pontos importantes para você ser uma empresa ou empreendedor "born global":
Negócio disrupitivo.
Alto potencial de sair "fora da caixa".
Conhecer nichos de mercado específicos globalmente.
Parcerias estratégicas mundiais.
Alta orientação de seus fundadores a negócios internacionais , ou contratação de profissionais ou consultorias renomadas internacionalmente , com estruturas mundiais, que é o caso da Brazilian Look.
Alta qualidade nas informações de mercado e atento a inovações.
E por fim, o mais importante, coragem de nascer para o mundo, sem ter medo de nada.
Planejamento estratégico , focado em seus preceitos macros e micros para a regionalização de sua empresa a nível internacional.
Espero que tenham gostado de mais esse artigo, se possível, curtam, compartilhem, salvem para ler posteriormente e claro, estou totalmente a disposição em conversar com todos.
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Grato.
Douglas de Lima
Chief Executive Officer and Founder da Brazilian Look Consultoria de Negócios Internacionais.
Formado pela Universidade Nove de Julho em Comércio Exterior, Pós Graduado em Internacionalização de Empresas e Gestão de Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral, Certificação em Marketing Internacional pela ESPM e Export Supply Chain Management at Canadian National Railway, Certificação Ministrada nas cidades de Toronto e Montreal no Canadá, com 22 anos de experiência de Comércio Exterior e Membro de Comitês de Gestão de Negócios Internacionais como o Programa Think Plastic, programa que apoia as exportações da indústria de plástico brasileira patrocinado pela Apex, Palestrante do Sebrae, Fóruns e Congressos de Internacionalização de Empresas, esteve presente em mais de 70 países e realiza negócios em mais de 100.
Desde 2006 a Brazilian Look atua mundialmente com um time de consultores renomados, localizados nos pontos mais estratégicos do globo, realizando consultorias, gestão e internacionalização de empresas, planejamentos estratégicos, estruturação de negócios internacionais, investimentos e comércio exterior, nossas divisões de negócios dedicam-se a importação e exportação de uma série de produtos e serviços, com escritórios próprios no Brasil, Portugal e China conectamos todos os continentes em uma rede focada na internacionalização do ativo mais importante, nossos clientes.
Acesse todos os nossos contatos abaixo e teremos o prazer de fazer uma avaliação de prontidão do seu negócio a nível internacional:
@brazilianlook_
www.brazilianlook.com.br
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