Publicado em 16 de maio de 2021
Uma das formas mais eficazes de promover e tornar-se conhecido é participar de feiras e exposições internacionais.
Passamos por tempos difíceis e esse novo normal, nos está dando novos ares para participação de eventos internacionais , sumamente, importantes para empresas que almejam alcançar seu público alvo, internacional, sendo um investimento certo para a estratégia das empresas voltadas ao comércio internacional a médio e longo prazo.
Esse artigo, tem o intuito de ajudar aos leitores, a terem somente um conhecimento maior para realizar um planejamento de suas feiras e aproveitar ao máximo cada evento, para que possa realizar a promoção de sues produtos e serviços, com eficácia, qualidade e principalmente buscando resultados com seus clientes alvos nos países planejados. Com preparação técnica e qualidade é possível tornar sua produção conhecida e vendê-la com preço compensador.
Com preparação técnica e qualidade é possível tornar sua produção conhecida e vendê-la com preço compensador.
As feiras comerciais, espaços privilegiados de promoção e vendas, constituem oportunidade de aproveitamento ótimo da relação de custo/benefício, se a empresa planejar criteriosamente sua participação externa. Para isso é necessário realizar levantamento minucioso das variáveis que podem conduzir a uma tomada de decisão adequada. Alguns itens nesta etapa são obrigatórios para serem avaliados: análise dos benefícios ou perspectivas de negócios no evento, previsão orçamentária, repercussão e estratégias mercadológicas.
Importância da participação.
- Concentração: a forma mais efetiva de vender ou promover o produto é o contato direto. A publicidade é a melhor maneira de torná-lo acessível a um maior número de pessoas. Uma feira combina as vantagens da venda pessoal e da publicidade, ao concentrar no local grande número de compradores, proporcionando a oportunidade para divulgação direta de mensagens de venda.
Avaliação de reações: as feiras comerciais representam o mais imediato e seguro meio de verificar o desempenho de um produto. O expositor pode detectar, no ato, a adequabilidade do produto para o mercado onde se encontra, ou ainda efetuar mudanças para torná-lo apropriado.
- Interesse do público: os executivos dos setores de compras das empresas visitam os eventos promocionais porque se interessam em verificar o que está sendo ofertado. A tendência é apresentarem-se imbuídos da síndrome do “espírito de compra”, portanto mais receptivos a novos fornecedores locais do que nos contatos feitos no próprio escritório.
- Visão da competição – grandes feiras tendem a reunir expositores que representam as mais importantes companhias de cada ramo de atividade, permitindo a qualquer participante condição para estudar os produtos e as técnicas mercadológicas das empresas bem-sucedidas.
Avaliação das feiras.
Pontos principais a serem considerados, para uma bem sucedida escolha:
Produtos promovidos:
- Número de empresas que expõem tipos similares de produtos;
- Distribuição das seções dos produtos.
Público-Alvo:
- Visitantes profissionais e não-profissionais;
- Visitantes comerciais;
- Posição das empresas;
- Nacionalidade.
Expositores:
- Tipos de empresas expositoras;
- Importância das empresas expositoras;
- Número e origem das empresas estrangeiras;
- Número de expositores diretos e indiretos;
- Número e identidade dos expositores nacionais.
Qualidade:
- Status no ramo comercial, industrial ou prestador de serviço;
- Tempo de estabelecimento no mercado;
- Quantidade e qualidade da informação fornecida pelo organizador;
- Política de admissão de público;
- Como os organizadores divulgam e promovem o evento;
- Serviços colocados à disposição do expositor.
Outras informações importantes:
- Feiras concorrentes;
- Data de abertura e encerramento;
- Tamanho e custo médio de montagem dos stands.
Sempre importante fazer um Check list de procedimentos prévios:
- Preparo de relatório de pesquisa de mercado;
- Elaboração de plano de marketing internacional;
- Estabelecimento de orçamento preliminar;
- Reserva de espaço na feira;
- Reserva de hotel para expositores e pessoal;
- Preparo de contatos com o público-alvo e listagem de mala direta;
- Obtenção de literatura promocional e informações adicionais dos organizadores;
- Detalhamento de regulamento da mostra (segurança, design do stand etc.)
- Identificação da legislação alfandegária;
- Agente aduaneiro e transportador para liberação do material a ser exposto;
- Elaboração de orçamento definitivo;
- Preparo de programa de publicidade;
- Encaminhamento de design do stand aos organizadores da feira;
- Indicação de pessoal provável;
- Pesquisa e seleção do construtor do stand;
- Impressão de folhetos com listagem dos produtos, convites, etc;
- Envio de convites (mala direta), ou pessoal.
- Registro de fotos do stand para inserção em material publicitário, com direitos autorais;
- Organização de reuniões comerciais e encontros prévios com a imprensa;
- Orientação ao corpo funcional da empresa;
- Instrução final para a equipe antes da abertura prévia.
Enfim, com esses cuidados , há grandes chances de ser bem sucedido, nas referidas feiras, atualmente, existem agências de promoção a exportação como a APEX que com seus convênios setoriais, promovem tais feiras e analisam todos esses pontos acima e mais a seus associados, como o Think Plastic Brazil, programa que incentiva as exportações do setor plástico brasileiro entre outros, programas , como esse são fundamentais para os associados e poupam muito tempo e apoiam essas empresas com grande qualidade.
Espero que tenham gostado dessa leitura, nas próximas semanas abarcaremos temas importantes do comércio exterior.
Grande abraço a todos.
Douglas de Lima
CEO
Brazilian Look International Consulting.
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