Prezados Amigos do Comércio Exterior e Entusiastas da Internacionalização de Produtos e Serviços Brasileiros e Mundiais.
Com muita alegria, escrevo nosso primeiro artigo de 2024, com muitas novidades, nos acompanhem em nossas redes sociais e peço que leiam e acompanhem todos os artigos, pois, eles têm uma sequência lógica de assuntos no intuito de apoiar nossos seguidores nos desafios da internacionalização e expansão global.
Primeiramente, gostaria de convidar a todos aqueles que ainda não assinaram, que assinem nossa Newsletter no Linkedin, "Dicas de Internacionalização" onde traremos tudo sobre como internacionalizar sua empresa, produtos e serviços, curiosidades, dicas, informações importantes para aqueles que ainda não acreditam que é possível internacionalizar sua empresa.
O assunto de hoje é muito interessante, e passa a ser prioridade a empresas, sejam elas startups, micro, pequenas empresas, médias ou grandes empresas, bem como empreendedores, almejando alcançar resultados a médio prazo, em seus planejamentos iniciais para sua empresa local, ser reconhecida a nível global.
Infelizmente ou felizmente, (está mais para felizmente) tanto na vida pessoal, como na profissional, ao fim do ano fazemos planos para o ano seguinte, (onde o correto é fazermos planos para os próximos anos e validarmos e avaliamos o que havíamos planejado, ocorrerá conforme as metas almejadas).
Contudo, não temos uma prática habitual de colocar em prática e execução, aquilo que foi planejado, ou almejado, com isso, vão algumas dicas para a execução do planejamento ser realizada e as metas serem alcançadas.
Avaliação.
Fazer uma avaliação profunda do estágio que seu negócio se encontra no mercado interno é fundamental, para determinar se é a hora exata de pensar além das fronteiras.
Com isso, avaliar:
Planejamento estratégico, se realizou todos os estágios de avaliação de seu negócio e incorporou a exportação no mesmo e analisou todos os detalhes necessários para exportar, como:
Obtenção do Radar, legalização do seu negócio perante os órgãos locais
Capacidade Produtiva - Podendo ser de um produto, o que é o mais habitual, ou de um serviço prestado, se tem pessoal capacitado e habilitado para atender a demanda externa.
Legalizações técnicas, fitossanitárias e administrativas, dependendo do seu produto ou serviço a ser vendido.
Embalagens adaptadas, apresentações em idioma ao mercado alvo.
Pesquisa de mercado das regiões ou países alvos para seu produto ou serviço.
Formação de preço para exportação, considerando os processos de apoio do governo.
Busca de representantes, distribuidores ou agentes aos mercados alvos.
Análise de marketing para definição da estratégia e canais de venda adequados.
Política comercial de exportação para apresentar aos clientes.
Entre uma série de outras necessidades.
Um ponto muito importante dentro do planejamento e principalmente das ações que devem ser feitas é estabelecer os objetivos claros ao objetivo coorporativo da empresa para exportação visando:
•Aumento de Valor da Marca pela presença internacional.
•Acesso a mercados internacionais, redução de risco e custos, aumento de inovação tecnológica potencializada.
•Diferenciação de mercado perante a concorrência.
•Crescimento.
•Maior rentabilidade.
•Fidelização de Clientes.
Estar atendo as tendências de mercado relativos aos seus produtos e serviços, bem como a concorrência mundial, ou as que estão nos mercados alvos, são parte do trabalho através;
Pesquisas pela internet.
Órgãos governamentais, como Apex entre outros.
Participação como visitante em Feiras Internacionais aos mercados alvos.
Visitas a Câmaras de Comércio, com fins de pesquisa e entendimento dos mercados que irão começar a vender.
Buscar uma consultoria especializada, ou trading, são caminhos que devem estar no planejamento em algum momento, onde possam acelerar o processo.
A Brazilian Look, em 2024, a partir de fevereiro, vai lançar uma série de vídeos em seu canal do Youtube, para um Workshop completo em setembro com o título:
"Desbravando Fronteiras: Estratégias para a Expansão Global de sua Empresa"
Fiquem atentos as nossas redes sociais, nos sigam no Instagram no @brazilianlook e em nossos canais do Youtube, entre outros
Espero que tenham gostado de mais esse artigo, se possível, curtam, compartilhem, salvem para ler posteriormente e claro, estou totalmente a disposição em conversar com todos.
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Grato.
Douglas de Lima
Chief Executive Officer and Founder da Brazilian Look Consultoria de Negócios Internacionais.
Formado pela Universidade Nove de Julho em Comércio Exterior, Pós-graduado em Internacionalização de Empresas e Gestão de Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral, Certificação em Marketing Internacional pela ESPM e Export Supply Chain Management at Canadian National Railway, Certificação Ministrada nas cidades de Toronto e Montreal no Canadá.
Com 23 anos de experiência de Comércio Exterior e Membro de Comitês de Gestão de Negócios Internacionais como o Programa Think Plastic, programa que apoia as exportações da indústria de plástico brasileira patrocinado pela Apex, Palestrante do Sebrae, Fóruns e Congressos de Internacionalização de Empresas, esteve presente em mais de 70 países e realiza negócios em mais de 100.
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